Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Instruções para Autores

 

Normas elementares para a preparação de artigos

 

A revista Estudos do Quaternário publica trabalhos científicos de diferentes áreas temáticas, incluindo a Antropologia, Arqueologia, Botânica, Geografia, Geologia, História, focados na investigação do Quaternário de Portugal ou de outros países. Artigos com caráter interdisciplinar são particularmente apreciados. Aceitam-se trabalhos em Português, Inglês e Castelhano.

Os manuscritos são submetidos em documento de processamento de texto (por exemplo, Microsoft Office Word), com as linhas numeradas, na plataforma http://apeq.pt/ojs/index.php/apeq/user/register.

Os artigos submetidos devem ser originais, tendo quaisquer partes previamente publicadas devidamente referidas, e não devem estar em processo de avaliação para publicação noutras revistas/livros. Entre os documentos da submissão deve estar uma “cover letter” onde o autor (ou autor correspondente) indica, pelo menos, 2 nomes de potenciais revisores e alguma informação adicional sobre o manuscrito que considere relevante. Após análise prévia por parte do Comissão Editorial, que integra membros das várias áreas disciplinares vocacionadas para a investigação do Quaternário, os trabalhos submetidos são sujeitos a revisão científica por, pelo menos, dois avaliadores externos (que podem não ser os revisores sugeridos pelos autores). No processo de avaliação são considerados: (1) originalidade e interesse do trabalho, (2) qualidade da investigação (até que ponto se têm objetivos claros, dados de qualidade, consistência nas interpretações, conclusões adequadas) e (3) estrutura e apresentação do artigo. Posteriormente, a Comissão Editorial pronunciar-se-á sobre os trabalhos submetidos e enviará aos autores a sua decisão juntamente com as avaliações dos revisores.

Não existem normas rígidas para a estrutura dos trabalhos. Os artigos devem iniciar-se por uma página de apresentação que integra: (1) título esclarecedor do conteúdo do trabalho, (2) lista de autores acompanhada das respetivas afiliações e, pelo menos, do email de contacto do autor correspondente, (3) resumo e (4) lista de palavras chave não superior a 8. O título, resumo e palavras chave devem ser traduzidos para inglês. No caso de artigos em Inglês, o title, abstract e keywords devem ser traduzidos para Português ou Castelhano. Os manuscritos terminam com uma lista de referências bibliográficas. Não existe número limite de palavras/caracteres, mas os artigos com menos de 5000 palavras (não incluindo resumo/abstract, referências bibliográficas e legendas de figuras e tabelas) têm maiores possibilidades de publicação rápida.

Todas as tabelas e figuras (inclui gráficos, mapas, fotos, esquemas, etc.) devem ser numeradas e acompanhadas de legendas claras e sintéticas em Português (ou Castelhano) e em Inglês e ter pelo menos uma chamada no texto. As chamadas para as figuras apresentadas no texto devem surgir por extenso (p. ex. “ Na Figura 1…”); quando entre parêntesis, devem surgir de forma abreviada (p. ex., Fig. 2 ou Fig. 2A).

As tabelas devem ser apresentadas num formato editável e comportar um número de linhas e colunas que possa ser apresentado em página com 16 x 23 cm com letra mínima de 6 pontos.

As figuras devem ser formatadas para um tamanho máximo da página de 23 por 16 cm. As figuras podem ser apresentadas em toda a largura da página (16 cm) ou numa coluna (7,5 cm). O tamanho das letras, depois das figuras estarem dimensionadas para a largura da página ou uma coluna, não deve ser inferior a 6 pontos. Linhas com 1 pt devem ser evitadas, em particular se estiverem em tom de cinza.

As referências bibliográficas, no texto, são ordenadas cronologicamente e separadas por “;”, se entre parêntesis. As referências bibliográficas entre parêntesis são apresentados no formato “maiúsculas pequenas” (tomando-se os seguintes exemplos para um, dois ou mais autores, respetivamente, Birot 1949, Ribeiro & Ferreira 1989, Azevedo et al. 2000). Fora de parêntesis as referências devem seguir a formatação do texto comum.

As referências bibliográficas devem seguir os modelos seguintes:

- Livros (ou relatórios, notícias explicativas, etc.):

Autor(es). Ano. Título. Cidade, Editora.

Exemplo:

Eogan, G. 1983. The Hoards of the Irish Later Bronze Age. Dublin, University College.

- Teses

Autor. Ano. Título. Tipo de tese, Universidade.

Exemplo:

Bettencourt, A.M.S. 1999. A paisagem e o homem na bacia do Cávado durante o II e o I milénios AC. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho.

- Artigo de revista

Autor(es). Ano. Título. Revista, volume: páginas.

Kahle, M.; Kleber, M. & Jahn, R. 2002. Review of XRD-based quantitative analyses of clay minerals in soils: the suitability of mineral intensity factors. Geoderma, 109: 191-205.

- Artigo em livro

Autor(es). Ano. Título. In: Autor(es) (Coord.), Título do livro ,Cidade, Editora: páginas

Exemplo:

Cunha, P.P.; Martins, A.A. & Pais, J. 2008. O estudo do Cenozóico em Portugal Continental: “estado da arte” e perspectivas futuras. In: P.M. Callapez, R.B. Rocha, J.F. Marques, L.S. Cunha & P.M. Dinis (Coord.), A Terra: Conflitos e Ordem, Livro de Homenagem ao Professor Ferreira Soares, Coimbra, Universidade de Coimbra: 101-110.

Referências a trabalhos ainda em processo de revisão ou apresentados em reuniões científicas sem arbitragem científica devem ser evitadas.

Casos omissos podem ser esclarecidos com a consulta de um número anterior da revista Estudos do Quaternário. Em caso de dúvida ou da necessidade de apoio na adequação do manuscrito a alguma regra, os autores podem contactar a revista através do email revista.estudosdoquaternário@gmail.com.

A submissão do artigo implica a cedência dos respetivos copyrights a favor da revista Estudos do Quaternário.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

 

 

 

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.