Sobre

Na linha das anteriores Jornadas organizadas pela APEQ – sempre pautadas pelo cruzamento das diferentes áreas científicas que se dedicam ao estudo do Quaternário – propomos para este ano de 2018 uma reflexão sobre os trabalhos arqueológicos que têm vindo a ser desenvolvidos no Norte de Portugal, no decurso da última década.

Decorrentes de projectos de investigação ou de acções de salvamento, estes trabalhos atingem um numero bastante expressivo e, nalguns casos, revestem-se de considerável importância.

Todavia, diversos factores impedem a sua divulgação detalhada junto da comunidade arqueológica. Nuns casos porque se encontram em fase preliminar; noutros casos porque não se reuniram as condições necessárias para essa mesma divulgação; noutras situações, porque a divulgação pormenorizada não estava contemplada nos planos de trabalho iniciais.

Perante esta situação, consideramos ser do máximo interesse promover um encontro onde se partilhe informação sobre o que se fez, o que está a ser feito e o que se pretende fazer no domínio da Arqueologia pré- e proto-histórica nesta área geográfica.

Ao mesmo tempo, consideramos que seria útil reflectir sobre a forma como se articulam os diferentes agentes patrimoniais da região – tutela, universidades, empresas e municípios – bem como sobre a prática arqueológica propriamente dita, nomeadamente a sua articulação com outras áreas disciplinares que auxiliam no complexo exercício que é a reconstituição do Passado.

Em suma, interessa-nos reflectir sobre os desafios que todos os dias se colocam à actividade arqueológica enquanto área científica que tem a seu cargo a preservação da Memória Colectiva.