Mais de um século de arqueologia em Vila Nova de Gaia: investigação e gestão de um património em risco

  • António Manuel S. P. Silva
Keywords: Vila Nova de Gaia, Gestão do Território, Carta Arqueológica, Arqueologia de Salvaguarda

Abstract

Datam de 1908 as primeiras escavações arqueológicas no concelho de Vila Nova de Gaia, dirigidas por José Fortes nas necrópoles do Alto da Vela (Gulpilhares), mas nas sete décadas seguintes foram muito escassos e de quase nula produção científica os trabalhos realizados. A partir da década de 1980 a investigação arqueológica foi reanimada, atingindo desde os finais do século um incremento muito substancial, graças às intervenções de salvaguarda e minimização de impactes negativos da actividade imobiliária, particularmente na área do centro histórico.

Em 2006, o levantamento arqueológico executado para a revisão do Plano Director Municipal permitiu actualizar e acrescentar informação crítica a inventários anteriores, na óptica de uma gestão moderna e pró-activa dos bens arqueológicos. Todavia, a publicação do PDM, em 2009, não acolheu as medidas regulamentares propostas nem tão pouco o zonamento de sensibilidade previsto, reduzindo assim drasticamente a sua eficácia como instrumento não só de salvaguarda, como também de estudo e valorização do património arqueológico.

Neste contexto, apresenta-se um breve historial da arqueologia gaiense e discutem-se, à luz dos conceitos actuais de gestão territorial, patrimonial e cultural, as oportunidades perdidas e o valor (ainda) potencial dos vestígios arqueológicos do território do município de Vila Nova de Gaia.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2015-12-22
How to Cite
S. P. Silva, A. M. (2015). Mais de um século de arqueologia em Vila Nova de Gaia: investigação e gestão de um património em risco. Estudos Do Quaternário / Quaternary Studies, (13), 1-22. https://doi.org/10.30893/eq.v0i13.102
Section
Articles