A Anta dos Currais do Galhordas (Castelo de Vide – Centro Leste de Portugal): Resultados da primeira campanha de escavaçã

  • Sérgio Monteiro-Rodrigues
Keywords: Anta dos Currais do Galhordas, Megalitismo, Alto Alentejo

Abstract

A Antas dos Currais do Galhordas é um monumento megalítico composto por câmara poligonal, corredor e mamoa. A primeira campanha de escavação permitiu a identificação de algumas técnicas de construção, bem como a recolha de diversos artefactos, nomeadamente material em pedra lascada e em pedra polida, placas de xisto (lisas e gravadas) e vasos cerâmicos. No âmbito do estudo destes últimos, procedeu-se à análise do conteúdo de um vaso através de cromatografia gasosa com detecção por massa.

Não se dispõe ainda de datações absolutas. Todavia, a tipologia dos recipientes cerâmicos aponta para uma cronologia que deverá andar próxima da transição do IV para o III milénio cal BC.

Com os trabalhos realizados neste monumento pretende-se contribuir para um melhor conhecimento do fenómeno tumular megalítico, não só do Alto Alentejo, como da Península Ibérica em geral.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2013-06-22
How to Cite
Monteiro-Rodrigues, S. (2013). A Anta dos Currais do Galhordas (Castelo de Vide – Centro Leste de Portugal): Resultados da primeira campanha de escavaçã. Estudos Do Quaternário / Quaternary Studies, (9), 57-70. https://doi.org/10.30893/eq.v0i9.156
Section
Articles